Mundo

Publicada em 01/10/14 as 09:38h - 154 visualizações
Hospital do Texas recebe o primeiro paciente portador do ebola
Paciente foi contaminado na Libéria e transferido para o Texas. Órfãos de pais mortos pelo ebola enfrentam dificuldades de adoção na África por medo

Rádio Timbauba FM


 (Foto: Rádio Timbauba FM)

O Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos declarou ontem que o primeiro paciente contaminado pelo vírus do ebola foi diagnosticado no país. 
 

Num comunicado, o Hospital de Saúde Presbiteriano em Dallas, no Texas, revelou que um paciente não identificado foi submetido a teste positivo para o micro-organismo e colocado em "rígido isolamento" por causa de seus sintomas e seu recente histórico de viagem.
 

Hospitais dos EUA trataram previamente vários pacientes que foram diagnosticados com o ebola na África Ocidental, a região do pior surto conhecido do vírus que já deixou mais de três mil pessoas mortas. O paciente foi infectado na Libéria e transferido para o Texas, onde foi hospitalizado com sintomas já confirmados.

Crianças órfãs
Dois dias depois de sua mãe ter morrido de ebola em uma clínica na capital da Libéria, Monróvia, o menino John, de quatro anos, ficou sob os cuidados de um assistente social para que fosse monitorado sobre a doença.
 

O novo guardião de John, um sobrevivente do ebola, estava imune ao vírus e feliz de ficar com ele. Mas, quando os vizinhos tomaram conhecimento do plano, recusaram-se a voltar para casa temendo que o garoto pudesse infectá-los também.
 

O caso de John é um exemplo da situação de ao menos 3.700 crianças na África Ocidental que perderam um ou os doiss pais para o ebola e agora enfrentam abandono e estigma, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Segundo a entidade, o número pode dobrar até meados de outubro.

Temor de contágio
As crianças representam apenas 15% das 3.091 mortes registradas do ebola, em sua maioria na Libéria, Serra Leoa e República da Guiné, abaixo da proporção populacional que representam, de acordo com estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
 

Mas esse número esconde o impacto mais amplo que a doença tem sobre as crianças. O temor do contágio significa que muitos órfãos, mesmo aqueles cujos testes dão negativo, estão sendo abandonados. A natureza perigosa da enfermidade força os trabalhadores assistenciais a repensar como cuidar deles.
 

"Em algumas comunidades, o temor relacionado ao ebola se torna mais forte do que os vínculos familiares", disse o diretor regional do Unicef para a África Central e Ocidental, Manuel Fontaine: "Essas crianças precisam urgentemente de atenção e apoio especiais; apesar disso, muitas delas se sentem indesejadas e até mesmo abandonadas", completou. (das agências de notícias)

 

Números

 

3.700 crianças perderam pelo menos um dos pais em países da África Ocidental




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

088 9 99 104 104

No Ar
Hits da Noite com Charlisson Rafael
Top Música
1
Com um Suspiro
Léo Nascimento
2
VAI SENTIR NA PELE
RAINHAS DA FARRA
3
FATO RARO
MC GUIMÊ
4
MOMENTOS
VICTOR E LÉO
5
Leonardo
Dona do meu Destino
6
REGIME FECHADO
SIMONE E SIMARIA
7
Dependente
Sorriso Maroto
8
SIM OU NÃO
ANNITA
9
EU SEI DE COR
MARÍLIA MENDONÇA
10
DIA LUGAR E HORA
LUAN SANTANA
Peça sua Música

  • Thomé Castro
    Cidade: Ararendá
    Música: Faz o X - Avioes do forro
  • maria sueli monteiro de sousa
    Cidade: São Gabriel da palha e.s
    Música: com um suspiro
  • rody
    Cidade: cidade ocidental goias
    Música: qualquer uma do roupa nova
  • Rozilda
    Cidade: Nova Russas
    Música: Essa do Super Mário que tocou agora a pouco
  • FRANK MOTO TAXI
    Cidade: NOVA RUSSAS CEARÁ
    Música: VIVA MEU PADIM COM LUIS GONZAGA
  • Marília santana
    Cidade: RIO DE JANEIRO
    Música: Jorge e Matheus - contrato
Estatísticas
Visitas: 544929 Usuários Online: 15
Bate Papo

Digite seu NOME:


RÁDIO TIMBAÚBA FM 104,9 - NOVA RUSSAS - CE
Copyright (c) 2018 - Rádio Timbauba FM - Todos os direitos reservados